segunda-feira, julho 09, 2018

Pão com azeite e açúcar

Uma das memórias da minha infância relaciona-se com as correrias aos velhos fornos comunitários, quando o cheiro do pão acabado de cozer interrompia as brincadeiras. Para as crianças havia sempre alguns pãezinhos, que as mulheres partiam em pedaços, colocavam numa malga com um fio de azeite e polvilhavam com açúcar. E para as crianças daquela pequena aldeia transmontana não havia doce nenhum que se comparasse àquele pão a fumegar, com azeite e açúcar.

Talvez seja apenas por essa razão que o assado de domingo é quase sempre ao jantar, cá em casa. Isso permite-me também fazer pão. E nunca faltam os pãezinhos pequeninos que ficam prontos bem depressa. Só não consigo que o meu filho aprecie essa velha receita de pão com azeite e açúcar. Muito menos a bôla calcada, que se fazia com um restinho de massa de pão e um pouco mais de farinha, água, sal e azeite. A minha avó e a minha mãe chamavam-me sempre para decorar as pequenas bôlas calcadas. Havia também essa velha tradição, pelo menos na minha família, de chamar as crianças para fazerem desenhos nas bôlas calcadas.

Decidi trazer essa tradição de volta, cabendo agora a tarefa da decoração da bôla calcada ao meu filho, que possivelmente nem a vai provar. Mas gostou da parte de decorar, de tal maneira que quando finalmente acabou, já tudo estava abstracto. :)

5 de Novembro de 2017.


Sem comentários: