segunda-feira, julho 09, 2018

Famílias felizes

Todas as famílias felizes se parecem entre si, são iguais. Por outro lado, todas as famílias infelizes são diferentes, cada uma transportando a marca da sua própria infelicidade. A ideia não é minha, é do Tolstói. Eu discordo completamente! Contudo, é essa mesma ideia que a publicidade sempre nos deu e ainda nos dá, o que levou a que se criasse uma ideia/imagem global do que é suposto ser uma família feliz.

Eu não sou fundamentalmente contra a manipulação, até a acho útil em determinadas circunstâncias. Mas uma vozinha dentro de mim insiste em me dizer que se eu não souber quem sou e quem são aqueles que eu amo, se eu não souber o que de verdade faz feliz a minha família, então também não saberei como trazer a felicidade, por muito que corra atrás da imagem da família feliz que já faz parte do imaginário de todos nós.

A minha família gosta do outono. Eu gosto do outono. O outono é uma época especial, cá em casa. Por isso é que, no ano passado, começamos a celebrar também o Thanksgiving. Que posso eu dizer? Adoramos festas, a comida tradicional dessa festa é deliciosa e também gostamos da ideia de ter um jantar para dar graças, por tudo o que existe de bom na nossa vida.

Que mais? Chegou o momento de criar a tradição do outono no parque de Montesinho, quero que haja pelo menos alguns fins de semana do outono que passamos lá. Quero que fique na memória que a casa de Trás-os-Montes também cheirava a outono. Assim, também lá irei fazer pão de bolota, biscoitos de canela, chocolate quente, marmelada e geleia, castanhas assadas, tartes de maçã e de abóbora, vinho quente com especiarias… E adorarei cada instante passado na cozinha.

Bem, quase parece que passaremos o tempo todo em casa, não? Na verdade, passearemos por velhas florestas e assistiremos ao chamamento dos veados, regressando a casa apenas ao anoitecer. :)

28 de Setembro de 2017



Sem comentários: