terça-feira, setembro 18, 2018

Comentários soltos, sem data. 03

Se me permites, vou fazer uma citação, do filme: Beasts of the Southern Wild.

O momento em que Hushpuppy incendeia o barco com o cadáver, que se afasta. E eles dizem: «I watch a ship as she disappears. There, she is gone. And we cry for this. But she's not gone. She's just as real as when she left me. And somewhere else, other voices are calling out: "Here she comes." And that is dying. Here she comes!»  :)

Já viste como a palavra saudade perdeu o seu sentido original? Onde está a palavra intraduzível que nasceu na Galécia atlântica? O doce-amargo português foi esquecido, perdeu-se a alegria, ficando só a tristeza. A palavra que os ingleses traduziam como «the joy of grief», nos tempos modernos parece ser só dor, nada mais do que sentimento de perda ou de ausência.

Contudo, na sua forma arcaica, daqui, da velha Galécia, a saudade na voz do povo era acima de tudo: «Suidade minha, quando te veria?».

É uma pena que se tenha perdido o sentido do reencontro, patente na citação que eu transcrevi, do filme Beasts of the Southern Wild.

Já agora, um destes dias vi um filme de ficção científica que na parte final, em escassos 15 segundos, me fez sentir uma alegria enorme, porque traduzia na perfeição a minha vivência da saudade, numa abordagem bem diferente da habitual, distinta inclusivamente em termos temporais.

About time, 2013. Bem, o filme é quase banal, mas…  ;)

OK, os tais 15 segundos: «The truth is I now don't travel back at all, not even for the day, I just try to live every day as if I've deliberately come back to this one day, to enjoy it»

Adoro a ideia de olhar para o meu dia, por mais insignificante que seja, e imaginar que fiz uma viagem no tempo, que escolhi este dia, precisamente este dia, aparentemente banal e rotineiro, para o viver de novo. Tudo se altera, sabes? :)

Que mais posso eu dizer? Eu quero ter saudades! Mais do que ter saudades do que vivi, quero dedicar-me a criar as saudades no meu futuro e no futuro daqueles que eu amo. E estou sempre a tentar manter isso na minha mente, a tentar viver a saudade...  :)


Sem comentários: